Analisar requisitos para ganhar produtividade

Se você trabalha com desenvolvimento de software,  já deve estar acostumado com a analise de requisitos. Sabe que esse é talvez a parte mais importante e primordial do processo que antecede o desenvolvimento.
 
Essa etapa faz parte da Engenharia do Software e é nesse momento que o profissional deverá retirar todas as informações necessárias do cliente. Necessitaremos saber o que ele pretende com a aplicação, o que ela deve ou não ter e fazer, qual será o perfil das máquinas que a rodarão (para uma app desktop), enfim qualquer informação será relevante e detalhes não devem ser dispensados.
 
Apesar de sua extrema importância, talvez essa seja a etapa mais negligenciada por pequenas empresas, elas elencam com os clientes as funcionalidades e a "cara" da aplicação, porém se abstêm de colherem muitas das informações que lhes serão importantes durante o processo de desenvolvimento. E isso é errado?
Bem... a perda de tempo e de dinheiro poderá responder essa questão. Afinal, muitos outros encontros deverão ser marcados para que essas lacunas sejam preenchidas. Podendo gerar pausa na produção e perda de rendimentos.
 
Portanto, não valorizar o momento da analise de requisitos não é uma ação inteligente. Arme-se de questionários abertos e fechados, formulários, enquetes e boas perguntas, para que se consiga o maior número possível de informações, para que o cliente fique ciente de como será o projeto e, o mais importante, para se evitar retrabalho.